O que os anjos nos ensinam sobre a ansiedade.

Os anjos cumprem seus deveres diários com cuidado e diligência, mas sem qualquer tipo de ansiedade


Muitos de nós ficamos facilmente “ansiosos por muitas coisas”, embora Jesus nos exija que não o façamos. Temos inúmeras responsabilidades diárias e, quando os acontecimentos mundiais tornam a vida ainda mais estressante, é difícil não cair na ansiedade.

No entanto, Deus repetidamente desafia os personagens da Bíblia a não ficarem ansiosos ou com medo. Viver em um estado de ansiedade não é física nem espiritualmente saudável – é um problema que precisamos resolver.

São Francisco de Sales oferece uma reflexão interessante sobre isso em seu livro “Introdução à Vida Devota”. Ele recorre aos anjos em busca de inspiração e mostra como eles cumprem seus deveres diários com cuidado e diligência, mas sem qualquer ansiedade:

“O cuidado e a diligência devidos aos nossos negócios normais são muito diferentes da solicitude, ansiedade e inquietação. Os Anjos se preocupam com nossa salvação e a buscam diligentemente, mas eles estão totalmente livres de ansiedade e solicitude, pois, enquanto o cuidado e a diligência naturalmente pertencem ao amor, a ansiedade seria totalmente inconsistente com a felicidade, pois, embora cuidado e diligência possam andar de mãos dadas com calma e paz, essas propriedades angélicas não poderiam se unir com solicitude ou ansiedade, muito menos com excesso de ansiedade.”

Esta é uma das razões pelas quais Jesus repreendeu Marta, porque ela estava cedendo à ansiedade em nossos deveres. Disse Jesus: “Tu és cuidadosa e preocupada com muitas coisas”. Se ela tivesse sido simplesmente cuidadosa, Jesus não a repreenderia.

O conselho de São Francisco de Sales para nós é, em primeiro lugar, cumprirmos os nossos deveres, um de cada vez, sem nos sobrecarregarmos. Ele afirma:

“Aceite os deveres que vêm sobre você em silêncio e tente cumpri-los metodicamente, um após o outro. Se você tentar fazer tudo de uma vez, ou com confusão, você apenas se atrapalhará com seus esforços e, à força de deixar sua mente perplexa, provavelmente ficará sobrecarregado e não realizará nada.”

Além disso, é importante confiar na providência de Deus, que é uma das razões pelas quais os anjos estão livres de tal ansiedade.

“Em todos os seus afazeres, apoie-se exclusivamente na Providência de Deus, somente por meio dela seus planos podem ter sucesso. Enquanto isso, trabalhe em uma cooperação silenciosa com Ele, e então descanse satisfeito porque, se você confiou inteiramente nEle, você sempre obterá a medida de sucesso mais lucrativa para você”. 

Enfim, existem muitos fatores que influenciam a superação da ansiedade, mas podemos pelo menos começar olhando para os anjos e santos em busca de inspiração.


 
Indique a um amigo
 
 
VEJA MAIS FORMAÇÕES